Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

A psicologia da música


A música não só muda o nosso humor, mas também muda a forma como pensamos e a nossa percepção sobre o mundo a nossa volta.
Os efeitos positivos da música são conhecidos há muitos anos. 
Resultado de imagem para musica e momentosImagina que estas a ouvir  uma música nova e a decidir se gostas ou não dela. Essa rápida decisão envolve muito mais do que imaginas. Como a aceitação de uma música é algo muito subjectivo, o nosso julgamento é influenciado pelas nossas preferências pessoais. No entanto, o que talvez não tenhas uma pequena  ideia... é da intensidade do processo fisiológico que o cérebro de cada indivíduo passa para determinar se uma música agrada ou desagrada.
 Vejamos como a nossa máquina de pensar funciona nesse momento.

                                                   
Por que a música exerce tamanha influência sobre os nossos sentimentos? 
Resultado de imagem para musica e momentosPesquisadores descobriram que a música tem a capacidade de aumentar ou diminuir a produção de neurotrofinas (proteínas responsáveis pela sobrevivência, desenvolvimento e funcionalidade dos neurônios) afectando, assim, o funcionamento do sistema nervoso. O sistema das neurotrofinas é capaz de regular processos celulares vitais como a libertação de neurotransmissores, tais como a dopamina e a noradrenalina. A dopamina é um neurotransmissor relacionado ao prazer, bem estar e recompensas, enquanto que a noradrenalina nos proporciona excitação física, mental, e bom humor.


Assim como palavras são gatilhos que nos fazem pensar em determinadas situações, sons ou imagens, a música faz isso com uma maior abrangência, visto que ela ativa diversas regiões cerebrais ao mesmo tempo, envolvendo áreas responsáveis por interpretar as diferentes alturas, timbres, ritmos e modulação do sistema de prazer e recompensa envolvidos na experiência musical.
Portanto, num dia agradável, ouve músicas que te despertem sensações que promovam o bem estar. 

Resultado de imagem para musica e momentos

Sem comentários:

Enviar um comentário